quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mercado Automotivo deve atrair até 63 mil novos profissionais


07/11/2012 18h25 - Atualizado em 07/11/2012 18h25
Com o crescimento da venda de automóveis, aumenta o déficit de profissionais especializados nesse setor

Competidor Mecânica de Automóveis, Olimpíada 2010
(Foto: Cláudio Ferreira)

Competidor Mecânica de Automóveis, Olimpíada 2010 (Foto: Cláudio Ferreira)Quem mais ganhou com o anúncio da prorrogação do incentivo do IPI, até o final de 2012, e o consequente crescimento no setor de automóveis, foram os mecânicos de manutenção de veículos. Especializados na reparação da carroceria, por meio da substituição ou recuperação da peça danificada, os funileiros trabalham em parceria com os pintores.
A quantidade de automóveis e comerciais leves circulando pelos espaços públicos, por exemplo, cresceu 5,54% em comparação com o ano anterior, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos). “Todos os dias temos novos carros na rua e todos os dias temos acidentes acontecendo. Existe uma grande deficiência de profissionais qualificados para atender essa demanda”, afirma Wemerson Nascimento Alves, avaliador da ocupação Funilaria Automotiva, na Olimpíada do Conhecimento.
Pela primeira vez na competição, pintura e funilaria automotiva seguem a tendência diagnosticada no Mapa do Trabalho Industrial 2012, publicado pelo SENAI. Conforme a pesquisa, até 2015 haverá cerca de 63 mil novas vagas voltadas para este segmento. Mas, para acompanhar esta demanda, os profissionais precisarão estar antenados às novas tecnologias, acompanharem as técnicas de manutenção e, inclusive, cumprirem prazos apertados.
Para o avaliador da competição, é preciso que os profissionais atentem para isso e se especializem na função. “Existem diversos métodos de reparação e é preciso saber quais deles aplicar em cada veículo. Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que trabalham de forma arcaica e artesanal”, conclui.
Além de manter a originalidade do veículo, o que diferencia o bom profissional é a segurança como ele utiliza os equipamentos e o prazo que cumpre com os clientes. “É a união entre teoria e prática que torna um profissional realmente bom no que faz”, finaliza Wemerson.

Fonte de informação:http://g1.globo.com/educacao/olimpiada-do-conhecimento/2012/noticia/2012/11/mercado-automotivo-deve-atrair-ate-63-mil-novos-profissionais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário